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SVA e IoT - como ganhar dinheiro com essa sopa de letrinhas

 

Reconheço que o mercado dos Provedores de Internet é totalmente diferente das minhas experiências anteriores nas grandes operadoras e, por isso, tenho grande admiração e respeito por todos esses empresários que investiram seus próprios recursos para construir empresas que viabilizam a comunicação de todos, levando infraestrutura e tecnologia para onde os nossos governantes e as grandes operadoras nunca se interessaram.

 

Já faz um bom tempo que trabalho no mercado de Telecom e, em 2011 fui apresentado ao mercado de Provedores de Internet quando trabalhei na Unotel aqui em SP.

 

Escrevo este artigo com a intenção de tentar ajudar este ramo, de expor as minhas opiniões sobre as possibilidades de crescimento de base de assinantes e aumento de receita com a exploração de novos produtos e serviços.

 

A necessidade do mercado atual

 

As pessoas estão cada vez mais conectadas, consumindo produtos e serviços online, motivo do sucesso exponencial da Netflix.

 

Em tempos de Inovação e Competitividade, o que o mercado de Provedores de Internet está fazendo para “surfar nessa onda” e ainda aumentar sua receita? Entregar um link de internet com qualidade ainda é o suficiente?

 

Primeiro vamos enxergar o movimento do mercado de Telecom, todos os grandes players possuem combos de Telefonia, TV e Internet e colocaram no seu cardápio produtos online fornecidos por outras empresas e divulgados como um diferencial.

As grandes operadoras usam intensamente as mídias online e offline explorando suas ofertas e tentando se diferenciar dos concorrentes com promoções e produtos complementares.

Esses mesmos players fazem questão de divulgar investimentos monstruosos em novas tecnologias, como IoT, mesmo sem saber que tipo de solução oferecer aos seus clientes.

 

Fazendo uma analogia com o mercado de Provedores de Internet, o que vemos de movimento no mercado? Investimentos em redes de Fibra Ótica e TV por Assinatura.

 

Onde colocar meus esforços e recursos?

 

É lógico que o investimento em redes em fibra ótica é essencial e uma prioridade, afinal é a oferta com maior rentabilidade e que viabiliza a exploração de muitos outros produtos.

A TV por Assinatura também é importante, principalmente para quem trabalha em áreas onde os grandes players também estão.

Ambos os produtos dão um trabalho enorme para implantar, altos investimentos, complexidade tecnológica, treinamentos para toda a sua equipe e etc.

 

Os Provedores de Internet tem diferenciais sensacionais frente às grandes empresas do ramo, como a qualidade na prestação do serviço, tempo de atendimento, relacionamento direto com os clientes nas suas cidades.

 

Mas sem a devida divulgação e posicionamento, o que o seu cliente enxerga de benefício além de um acesso com maior velocidade e a oferta dos mesmos canais de TV que os concorrentes oferecem?

O que impede do seu concorrente fazer o mesmo que você e roubar o seu cliente?

 

O que pouco se fala é como os Provedores de Internet podem se diferenciar dos seus concorrentes.

Não tem jeito, é difícil se destacar e competir nesse mercado.

É preciso “sair da caixa” e, assim como as grandes operadoras, o caminho pode estar na exploração de produtos online, os chamados Serviços de Valor Adicionado (SVA) e trabalhar com a vertente de inovação apostando em Internet das Coisas.

 

Mas afinal, o que é essa sopa de letrinhas? (SVA, IoT)

 

Quem procura informações sobre SVA para o mercado de Provedores de Internet no Google encontra um monte de artigos, todos versando sobre o dilema de se dividir o serviço de provimento de internet entre SCM (pagando ICMS) e SVA (pagando ISS).

Textos falando sobre autuações da Anatel e de problemas com as Receitas Estaduais também são bem comuns.

 

Serviço de Valor Adicionado não é apenas o fornecimento da Internet, existe uma gama de serviços disponíveis que entram nessa categoria e que podem ser comercializados sem a necessidade de nenhuma licença ou permissão governamental.

Produtos como aplicativos de músicas, jogos, cursos online, revistas, filmes, desenhos e etc., trazem uma boa rentabilidade e são facilmente assimilados pela equipe técnica e comercial, podendo ser incluídos dentro das ofertas aos clientes como um diferencial.

 

Que tal usar a mesma estratégia dos grandes players e formar um combo de serviços tão abrangente que dificulta os seus clientes pensarem em cancelamento?

 

Uma boa estratégia na formatação desses “combos” pode trazer uma melhor visibilidade da empresa para os seus clientes, pois eles vão saber que sua empresa não oferece somente internet.

Além disso, um trabalho bem feito no desenvolvimento destes “combos” pode trazer uma melhor composição tributária, trazendo ganhos para sua empresa.

 

O outro tópico muito mais recente é a Internet das Coisas, para os mais íntimos IoT, também é um tema amplamente divulgado na internet e redes sociais mas que poucos conseguem enxergar como ganhar dinheiro com essa tecnologia.

Tudo é muito novo e não existem muitos projetos implantados não apenas no Brasil, mas no mundo.

 

As oportunidades para explorar esse tema são enormes e já existem fornecedores no Brasil capacitados para desenvolver diversas soluções, desde a construção de redes de telecomunicações dedicada para dispositivos IoT, dispositivos com aplicações específicas até as mais completas para serem oferecidas para empresas e pessoas físicas.

 

São exemplos de soluções uma central de segurança residencial sem a necessidade de conexão internet, pulseiras de rastreamento para idosos, botão de pânico, botão para chamar a entrega do gás, monitoramento da temperatura dos refrigeradores de um frigorífico, cerca virtual para monitoração de gado, enfim, é uma gama gigantesca e inexplorada por muitos.

 

Atualmente sou Diretor de Operações em uma empresa chamada ABX, voltada à oferta de produtos e soluções ao mercado de Telecom e Ensino a Distância, estaremos presentes no MUM 2017 em Maceió nos dias 09 e 10 de Novembro demonstrando soluções em SVA e IoT.

 

Vem nos visitar, estamos cheios de novidades nestas áreas que farão você se destacar no mercado, aumentando a sua receita e notoriedade.

Te espero lá!

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