entre em contato conosco
  • LinkedIn ABX
  • Facebook ABX

Alameda Terracota, 185 - Sala 716

Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul

​​

Tel: (11) 2376-4412

contato@abxconsulting.com.br

Mídias Recentes
Please reload

Introdução à Internet das Coisas

 

Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things) é sem dúvida a revolução tecnológica mais esperada pelos early adopters (loucos por novidades). Ela prevê a conexão de dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletro portáteis, máquinas industriais, meios de transporte etc.) à Internet.

Internet das Coisas é um termo criado por Kevin Ashton, um pioneiro tecnológico britânico que concebeu um sistema de sensores omnipresentes conectando o mundo físico à Internet, loucura? Não! Embora muitos ainda acreditem que a Internet das Coisas (IOT) esteja longe de se concretizar, a realidade é que ela já faz parte do nosso dia-a-dia.

As aplicações são tantas que fica até difícil de mensurar. No Brasil a rede já está sendo implantada e dando ampla cobertura para que os dispositivos possam tornar a nossa rotina ainda mais fácil e conectada. Por exemplo, será possível acumular dados do movimento de nossos corpos com uma precisão muito maior do que as informações de hoje. Com esses registros, será possível reduzir, otimizar e economizar recursos naturais e energéticos, entre outros.

No mundo corporativo as vantagens são ainda maiores: redução de custos, inovação, melhoria nos processos e na prestação de serviços com acréscimo de receitas. Aí surge a dúvida: a que custo veremos esta tecnologia fazendo parte das nossas vidas? Não podemos especificar, mas podemos afirmar que teremos uma tecnologia:

 

  • Muito mais barata do que as tecnologias atuais;

  • Autônoma, que pode funcionar sem luz por anos e até sem internet, pois se utiliza de outra rede;

  • Inteligente, capaz de captar dados independente de fator humano e tomar decisões com base nestes dados;

  • E muito mais...

 

Óbvio que esta novidade tecnológica não foge à regra, quem sair na frente vai se destacar e obter vantagens competitivas. Por isso, a dica de quem já está neste mercado é: pense em uma “dor” que sua empresa tenha e procure quem já trabalha com IOT no Brasil, certamente esta tecnologia irá “curar sua dor” e ainda trazer vantagens que você ainda não imagina!!!

Please reload