entre em contato conosco
  • LinkedIn ABX
  • Facebook ABX

Alameda Terracota, 185 - Sala 716

Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul

​​

Tel: (11) 2376-4412

contato@abxconsulting.com.br

Mídias Recentes
Please reload

Como o geomarketing pode ajudar a sua empresa na estratégia de expansão de rede

 

 

 

Muitas vezes observamos que as decisões sobre a estratégia de expansão da rede de um provedor de internet local são tomadas apostando na sua experiência e no seu “feeling”. Sair em campo inspecionando pessoalmente locais com potencial são rotinas que consomem tempo e dinheiro e, em geral, o Provedor de internet não tem à disposição dados atualizados e informações confiáveis. 

 

Hoje o Geomarketing possibilita o uso de informações geográficas para o direcionamento de ações e decisões estratégicas. Mas o que é “Geomarketing”? 

 

O Geomarketing é definido como a “integração entre marketing e inteligência geográfica”. Há também quem diga que Geomarketing é uma ferramenta, um tipo especial de pesquisa de mercado, um conjunto de informações, ou qualquer combinação das mesmas, desde que utilizadas com fins de marketing e utilizando uma abordagem geográfica. Mas seja qual for a melhor definição, enxergar o seu cliente e as características do seu mercado em um mapa ajudará você a conhecê-lo muito melhor e a definir sua estratégia de expansão de negócios. 

 

 

Sua empresa não precisa ser a maior e nem a mais conhecida da sua região, mas ao se munir de dados confiáveis terá em mãos informações ricas que poderão lhe dar um diferencial competitivo crucial perante a sua concorrência. 

 

É essencial conhecer o potencial de mercado de cada bairro, de cada quadra, de cada rua, etc. Por isso, analisar o mercado no momento de planejar a expansão da rede é fundamental, afinal esta será a base para estimar o esforço e o investimento necessário para atender uma nova área. Uma expansão falha pode resultar em enormes prejuízos para a sua empresa. 

 

Dependendo do momento ou tempo de vida do seu negócio, pode ser que os perfis dos clientes e das regiões que você atenda tenham mudado, enquanto seus serviços, produtos e a sua comunicação de marketing ficaram do mesmo jeito. Como exemplo, muitos bairros estão deixando de ser residenciais para se tornarem mais comerciais ou, ainda, o perfil e a renda dos moradores também mudam. Com esse tipo de informação a sua empresa pode reposicionar seu negócio, oferecer novos serviços, rever as estratégias do marketing e comercial mais rapidamente, evitar possíveis prejuízos ou conquistar novas vendas de forma muito mais assertiva. 

 

No momento de decisão da expansão é muito importante não ficar preso somente no seu feeling ou no de alguns profissionais locais. Dispor dos serviços de uma consultoria que utilize ferramentas de geomarketing e que tenha uma equipe especializada para analisar os dados do seu mercado é crucial para tomar a decisão mais acertada. 

 

Nosso objetivo é lhe ajudar nesta decisão de expandir com mais segurança. Expandir com segurança é, sobretudo, ter informações para decidir quanto, quando e onde direcionar seus investimentos para possibilitar que sua empresa fique mais próxima e conveniente aos seus clientes.

 

Please reload