entre em contato conosco
  • LinkedIn ABX
  • Facebook ABX

Alameda Terracota, 185 - Sala 716

Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul

​​

Tel: (11) 2376-4412

contato@abxconsulting.com.br

Mídias Recentes
Please reload

E afinal, SVA quer dizer Serviço de Valor Agregado ou Adicionado?

 

Essa é uma piadinha que faço com meus amigos do escritório. 

 

Na realidade significam a mesma coisa e, essa variação vem da tradução do termo em inglês VAS - Value Added Service, onde Added pode ser traduzido como Agregado ou Adicionado (vide o Google Translate https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR#en/pt/Value%20Added%20Service).

 

Sendo um pouco mais específico para o nosso mercado de Telecom, seguindo ao pé da letra a definição no artigo n.º 61 da nossa LGT (Lei Geral de Telecomunicações lei n.º 9.472/97), SVA significa Serviço de Valor Adicionado. 

 

Quem procura informações sobre SVA para o mercado de Provedores de Internet no Google encontra um monte de artigos, todos versando sobre o dilema de se dividir o serviço de provimento de internet entre SCM (pagando ICMS) e SVA (pagando ISS). 

 

Mas SVA não é só isso, esse conceito traz consigo uma série de oportunidades de exploração de produtos e serviços com baixa incidência de impostos.  Diferente do fornecimento de Internet ou TV por Assinatura, eles não possuem a necessidade de licenças ou autorizações governamentais para serem comercializados. 

 

Produtos SVA podem e devem ser utilizados para você se diferenciar dos seus concorrentes. Procure contratar serviços para ofertar aos seus assinantes com exclusividade na sua região, nem que seja por um período de 3 ou 6 meses. 

 

Esse período de exclusividade deve ser utilizado sabiamente, divulgando massivamente na sua região de atuação, fazendo com que você seja reconhecido como revendedor desse produto, algo que seu concorrente não vai conseguir fazer e se transformando num diferencial de mercado. 

 

Esses produtos podem ser comercializados diretamente ou até oferecidos no formato de Clube de Benefícios, onde seus assinantes conquistam descontos na aquisição do acesso a esses produtos / serviços. 

 

E que tal juntar esses produtos SVA e utilizá-los para formar um COMBO?  Ou, quem sabe, até usar a sua margem de lucro desses produtos para fazer campanhas de Upgrade de Planos? 

 

As grandes operadoras já fazem isso há muito tempo. Pesquise um pouco no site delas que vai encontrar esses produtos oferecidos nos planos mais caros e de maior rentabilidade, ou em planos onde ela precisa se diferenciar dos concorrentes.

Eu mesmo consumo diariamente um produto desses no meu plano de celular e, confesso que ele faria falta caso eu tivesse de trocar de operadora.

 

Tipicamente esses produtos são focados em atividades diárias das pessoas (músicas, jogos, cursos profissionalizantes, revistas, filmes, esportes, etc) e quando usados diariamente, impactam diretamente e psicologicamente na avaliação do fornecedor dificultando a tomada de decisão de troca devido à perda do acesso a esses serviços.

 

É claro que às vezes o empresário não tem tempo, nem relacionamento com fornecedores para ser apresentado a esses produtos e, muito menos, a fazer um pequeno plano de negócios para avaliar se essas ofertas podem trazer algum ganho.

 

Procure frequentar as feiras do setor e, além de assistir às palestras, passe no espaço dos expositores e pare para conversar com aqueles fornecedores que você não conhece. 

Muitas vezes eles têm algum bom negócio para te oferecer e você nunca ouviu falar deles. 

 

Não sinta vergonha de pedir ajuda e contratar uma consultoria para revisar as ofertas da sua empresa, ser apresentado a novos produtos e serviços ou desenhar um projeto que você sempre quis desenvolver. 

 

Muitas vezes a análise de um profissional de fora da sua empresa traz à tona novas oportunidades e pode identificar situações normais do dia-a-dia que são transparentes e podem ser prejudiciais ao seu negócio. 

Tags:

Please reload